Espaços Mentais na Libras
Breve Análise do Vídeo (Resposta às Redes Sociais) quanto aos Aspectos Estruturais da Libras.
Espaço mental Real.
Quando assistimos ao vídeo, compreendemos que quando o presidente da FENEIS sinaliza, olhanando para os espaços a frente, apesar de se tratar de um ambiente virtual, neste caso, o público alvo são todos os brasileiros no país e que estão no mapa virtual criado bem a sua frente. As pessoas estão assistindo a partir daquele ângulo, portanto, podemos dizer que o local a frente é um espaço real mental, espaço que faz referência ao país (mapa), do Brasil. Esse espaço é onde a mente de quem sinaliza e a de quem recebe as informaçoes compreendem onde o mapa e as informaçoes estão posicionadas, como também onde estão posicionados os elementos descritos ao longo do discurso do sinalizador. No caso, as pessoas, os problemas e os lugares, estados etc. No vídeo, a pessoa sempre olha, sinaliza e aponta para o público alvo que está a sua frente. Isso ocorre logo no início quando ele sinaliza: “OI POVO BRASILEIRO, SURD@S, SURDO-CEG@, ADOLESCENTE, ADULT@S, INTERPRETES, FAMILIAS, TOD@S VOCÊS.
Como discutido em sala de aula, os espaços mentais são regidos por nossa mente, por nossa capacidade cognitiva. Por exemplo, o espaço mental token aparece no vídeo quando, durante a sinalização, o presidente estabelece os referentes (pessoas, lugares e tempos presente passado e futuro) que são determinados em diferentes pontos e espaços (acima, em baixo, à esquerda ou à direita e também a frente do corpo). A partir do vídeo, pode-se perceber que em vários momentos ele estabelece referentes no espaço de sinalização como, por exemplo, no sinal LUGAR, PESSOAS etc. Quando ele sinaliza: VOCE SABER FULANO ZOMBAR LIBRAS. Neste momento, ele aponta para a sua direita e estabelece que naquele espaço mental fica o fulano, ou seja, aquele que zomba da Libras e do Surdo.
Quando ele questiona: VOCE SABER FEBRAPILS, INTERPRETE, TOD@S GRUPOS, TAMBEM FENEIS ASSUMIR COMPROMISSOS. Nesse outro momento, ele estabelece espaço mental token para a Febrapils e Feneis a frente e os grupos de interpretes ao lado esquerdo. Quando ele quer destacar ou evidenciar as instituiçoes Febrapils, Feneis e a Libras, o presidente da instituição determina o local a frente para estabelecer aquele espaço token para esses três itens. No entanto, quando se refere às instituições como parte do grupo e da comunidade surda, ele estabelece o espaço token a sua esquerda. Já o espaço token estabelecido para a comunidade ouvinte ficou a sua direita. Algumas vezes esses espaços são alterados, porém, isso ocorre poucas vezes ao longo do vídeo. Essa distribuição dos elementos no espaço de sinalização mostra a interação entre os espaços mentais token, pois os elementos determinam e auxiliam no entendimento do que se fala e de quem se fala, ou melhor, nesse caso; “sinaliza-se”.
No vídeo, o espaço mental sub-rogado aparece quando o presidente da Feneis usa o seu próprio corpo para cria um cenário. Ele usa seu corpo ora como personagem ou orgão do governo ora como instituição (Feneis) e elabora a cena comunicativa entre as partes. Dessa forma ele cria cenas dialógicas entre personagens e instituições, com o uso de espaço mental sub-rogado, ele cria a situação de interação comunicativa, e, para tanto, ele usa a Libras, expressões faciais e corporais. Ao fazer uso do espaço mental sub-rogado, o presidente usa a Libras e os expressões como recursos visuais produzidos pelo corpo, pelas mãos, tronco e face. Tudo isso trabalha em conjunto para criar a cena. Em termos gerais, nesse vídeo o espaço mental sub-rogado foi usado para narrar os acontecimentos. Como mostra no vídeo, ele usa os espaços ao seu redor, para criar cada detalhe da situação comunicativa através do uso de diferentes espaços mentais.
Comments
Post a Comment